A arte de neutralizar seu adversário

Paulo Lima e Ueslei de Jesus em Busca Vida (Camaçari – Bahia)

Ao longo do treinamento tenho aprendido que quanto mais conhecimento adquiro, mais humilde me torno. Isso que no primeiro momento pode ser totalmente contrário a tendência natural do comportamento humano, tornou-se necessário a minha compreensão conforme fui agindo de maneira soberba e tombando de pedestais imaginários cada vez mais altos.

Quando cheguei na academia eu não sabia nada de artes marciais, para mim tudo era difícil, minha coordenação motora era ruim e minha mobilidade também. Conforme fui recebendo as orientações do meu professor, treinando e me alimentando melhor, meu corpo foi respondendo positivamente ao processo e passei a conseguir fazer os golpes.

Anos mais tarde minha habilidade foi sendo desenvolvida, consequentemente fui somando algumas vitórias no tatame e passei a me sentir forte. Porém eu ainda não havia compreendido com clareza o propósito das artes marciais e pelo fato de vencer meus colegas eu permiti que meu ego alimentasse uma sensação de superioridade.

Um dos grandes erros que eu mais cometia e que vejo muitos lutadores cometendo também é o de querer enfrentar o outro ser humano. Quando se entende a luta desta maneira o combate foge ao controle do lutador pois se inicia uma disputa onde o propósito é sobrepor-se ao adversário, o que é um forte sinal de insegurança e fraqueza emocional.

Após os erros e acertos, os conselhos dos meus professores e a busca pelo conhecimento através da literatura, fui compreendendo que a essência das artes marciais consiste em não enfrentar seu adversário pois o bom lutador combate seu oponente sem disputa, simplesmente neutralizando suas técnicas.

2 comentários em “A arte de neutralizar seu adversário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s