As vantagens do mata-leão

Paulo Lima e Ueslei da Capital em treinamento na praia de Busca Vida em Camaçari – Bahia

As costas são umas das partes do corpo humano mais dificeis de se defender. Em artes marciais como Judô, Jiu-jitsu ou Mma, diversos golpes são executados partindo desta posição e eu particularmente procuro treinar, com certa frequência, algumas técnicas como o estrangulamento mata-leão, que aparece na foto, partindo desta posição, por se tratar de um golpe simples e muito eficiente.

Uma das maiores áreas do corpo são as costas e por se tratar de um local com essa característica, somado ao fato de estar fora do alcance de visão da vitima e por seus braços e pernas terem movimentos limitados para protege-la, as costas acabam sendo um local onde muitas lutas se encerram.

Embora essa região seja uma porta para ataques destinados ao pescoço, aos braços e as pernas. As costas também desempenham um papel de defesa, como no Judô, onde uma reação treinada é defender-se de ataques no solo, posicionando-se com a barriga para baixo, expondo as costas sem descuidar-se dos braços ou do pescoço.

Em virtude do poder de controle, da grande diversidade de ataques as articulações e aos estrangulamentos de pouca complexidade e alta eficácia, atribuo ao treinamento nas costas uma atenção especial. E procuro em quase todos os treinos praticar a tecnica de estrangulamento da foto. O golpe basicamenete consiste em abraçar o pescoço do oponente, usando braço e antebraço para exerccer pressão nas artérias carótidas, enquanto com esta mão vocẽ apoia sobre o biceps do seu outro braço, que deve ter sua mão escondida atrás da cabeça do adversário e progressivamente você exerce pressão sobre o pescoço dele, aproximando-o de seu peitoral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s