Ganchos, golpes ideais para lutadores cujos braços sejam curtos

Paulo Lima e Ueslei da Capital na orla de Salvador – Bahia

Os lutadores que possuem braços curtos devem combater seus adversários de perto. Pois quando distantes de seus adversários, encontram grande dificuldade para golpea-los. Em lutas de Boxe ou Muaythai onde são permitidos socos, uma das técnicas que podem ser usadas para vencer o combate é essa da foto, que se chama gancho.

Entende-se como distância de combate, o espaço entre os corpos dos lutadores onde são deferidos golpes. Dentre as quais existe; a longa distância, a média, curta e o clinche. Cada uma delas possui características distintas e por conta disso certos golpes se adequam melhor a uma determinada distância doque outros.

Lutadores que possuem braços longos, naturalmente tendem a ter vantagem na longa distância e lutam permanecendo afastados enquanto golpeiam seus oponentes. Por conta disso esses lutadores utilizam socos com os braços esticados, destinando seus golpes ás áreas do rosto e vez ou outra do abdomen.

A oposto disso, os lutadores cujos braços são menores, quando tentam deferir golpes na longa distância acabam não conseguindo provocar impacto significativo em seus oponentes e por isso lutam para se aproximar. Alguns conseguem combater na média distância, algo em torno de um passo a frente da longa, enquanto outros só mesmo na curta.

Em virtude das características físicas do lutador e de suas potencialidades, aconselho aos treinadores de Boxe e de Muaythai, que eventualmente treinem seus atletas que possuam braços curtos utilizando sequências onde os ganchos sejam os princípais golpes. Pois comumente estas técnicas ocupam posição secundária nas sequências e se priorizados, surpreenderá os adversários e ofertará ao lutador uma gama de variações para ataques que sejam destinados ao tronco e a cabeça dos seus oponentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s