Como socos nos olhos podem provocar cegueira

Eu demonstrando uma variação do soco reto, na praça das orquídeas em Lauro de Freitas – Bahia. (Créditos: Caio Café)

Ataques usando os braços esticados costumam ser destinados ao rosto e quando atingem os olhos podem provocar cegueira. Em modalidades de artes marciais como Boxe e Muaythai onde prioriza-se o treinamento destas habilidades, os lutadores são capazes de deferir golpes sobre o rosto dos seus oponentes e provocar traumas oculares que atingem tanto camadas superficiais, como as mais profundas.

Lutadores experientes treinam golpear sacos e superfícies duras milhares de vezes ao longo da sua carreira. E esse tipo de treinamento serve para tornar os ossos das mãos mais duros e aumentar o poder de contusão da pancada, fazendo com que em alguns casos seja necessário apenas um golpe para provocar um dano irreparável.

Uma das mais famosas estratégias de combate é atacar os olhos do seu oponente. Isso serve para comprometer seu campo de visão, pois os olhos humanos são órgãos frágeis e quando sofrem impacto tem suas capacidades limitadas e vez ou outra até extintas. Você pode ver como os lutadores ficam desnorteados quando recebem uma pancada nos olhos, geralmente os olhos incham e sangram bastante.

Á córnea por exemplo, está na camada mais superficial dos olhos e quando lesionada se produz catarata. Já uma lesão contundente que seja ainda mais grave pode resultar na ruptura da parede ocular, causando uma lesão de globo aberto. Isso acontece quando a pancada é direta sobre os olhos e acaba comprimindo o globo, até um ponto em que a parede ocular cede e se rompe.

Em virtude disso os socos retos são alguns dos golpes de maior poder lesivos sobre os olhos. Tanto pelo seu poder de ação direta como por conta das possibilidades de variação de ataque como a da foto, onde estou com a mão levemente inclinada para baixo, projetando algumas das quinas da minha mão em direção ao alvo imaginário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s