Pontapés de baixa intensidade e lesões

Eu demonstrando um pontapé, na praça das orquídeas em Lauro de Freitas – Ba (Créditos: Caio Café)

O pontapé frontal é um golpe utilizado em artes marciais como muaythai, karate e capoeira, cujo alvo comumente é o tronco ou a cabeça do adversário. Quando deferido com eficácia o golpe provoca lesões de natureza leve como dores ou dificuldade para respirar e até lesões graves, como fraturas, rompimento de tecido muscular e hemorragia.

A técnica consiste em carregar uma das pernas dobrada e deferir o golpe esticando-a, projetando a ponta do pé de ataque em direção ao alvo. Sendo executado em baixa, média ou máxima intensidade explosiva, capaz de provocar um impacto de até 195kg, segundo pesquisa feita pelo National Geographic Channel.

Em competições esportivas áreas como o tronco costumam ser submetidas a ataques de várias intensidades, dentre elas os de baixa e média, que neste momento delimitam a zona alvo deste relato. Pontapés, executados em intensidades cujo impacto sobre os órgãos repercuta em torno de 40kg à 90kg, já são responsáveis por provocar danos em órgãos como fígado, estômago e intestino.

Através de sucessivos golpes, estes órgãos acumulam danos que podem resultar em fraturas ou lesões graves em órgãos internos, que indicando dor, impedem o lutador de combater. Algo similar ocorre quando o lutador recebe sucessivos golpes de baixa e média intensidade na cabeça, entretanto quando o cérebro sofre as lesões, a vítima perde progressivamente a noção de tempo e espaço, tornando-se um alvo fácil, que sendo submetida a outros ataques, ainda que de mesma intensidade, acabam ocasionando o seu desmaio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s