Armlocks: como utilizar o organismo a seu favor

Eu executando uma chave de braço partindo da posição de guarda. (Foto: Luis Costa 3 Looks)

Juji-gatame ou armlock é uma técnica que utiliza o baixo ventre do lutador para exercer pressão sobre os cotovelos de um oponente.Basicamente o lutador abraça um dos braços de seu adversário, isolando-o do corpo dele. E usando suas pernas para alavancar seu corpo, controla o oponente enquanto ataca sua articulação.

O ataque sobre o cotovelo difere na forma de execução pois alguns lutadores exercem um ataque direto, posicionando-se e esticando o braço do oponente rapidamente, como outros preferem exercer pressão de maneira progressiva. Por meio de ambas as formas é possível provocar a luxação do cotovelo, como também provocar fraturas nos ossos que lhe constituem. Entretanto, quando o organismo humano sofre uma forte tensão abrupta um mecanismo é acionado para sua proteção.

O órgão tendinoso de golgi é um receptor sensorial proprioceptivo que está localizado nas inserções das fibras musculares com os tendões dos músculos esqueléticos. Sua função é de estimular uma contração muscular para proteger as articulações contra movimentos abruptos, evitando que o membro exceda sua angulação máxima e ocasione uma luxação.

Em virtude disso uma técnica que eu utilizo para atacar armlocks, especialmente contra adversários com braços muito fortes, é de uma vez estabelecido o controle do golpe, primeiro exerço uma pressão para provocar a reação de defesa do organismo, em seguida diminuo a intensidade do ataque e exerço mais pressão para atingir uma maior angulação na extensão do cotovelo do oponente, algo que comumente ocasiona sua desistência, pois o órgão tendinoso de golgi tende a provocar um relaxamento na amplitude articular após ser submetido ao primeiro ataque, potencializando as chances de submissão mediante o segundo ataque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s