Dicas para o soco direto

Eu e Rebeca Dias demonstrando um soco direto (Foto: Evellynn Rocha)

O soco direto é um ataque que se destina ao rosto e ao tronco do adversário, executado com o braço, na longa distância e em linha horizontal. No Muaythai esse é um dos golpes mais utilizados, por conta do seu poder de impacto e pela riqueza de possibilidades de combinações com outros socos e chutes.

A execução do golpe consiste no lutador mirar sua mão no rosto ou no tronco do oponente e esticar seu braço, usando uma de suas pernas para impulsionar seu tronco para frente, de maneira que o peso do seu corpo entre em sintonia com o esticar do braço e potencialize o impacto do golpe. Vale salientar que para o lutador manter-se equilibrado é fundamental que o seu corpo esteja firmemente contraído no momento do contato da sua mão com o corpo do adversário.

Para se desenvolver um bom soco direto o lutador deve praticar sessões livres, onde num espaço aberto ele pratique exclusivamente o movimento do corpo na execução do golpe. Em seguida o lutador deve também treinar o movimento usando pesos nas mãos, para desenvolver sua velocidade de ataque e resistência nos ombros. E para tornar o golpe forte o lutador deve associar sessões de exercícios com pesos como musculação e calistenia junto com sessões golpeando um saco de pancadas.

A diversidade de combinações deste soco com outros golpes é muito grande, porém uma regra básica que eu utilizo e que ajuda outros lutadores é a seguinte: sempre que termino uma combinação de socos com o braço esquerdo, acrescento esse soco. E sempre que termino uma sequência de socos com o direto, acrescento um chute com a perna esquerda. Sendo que vez ou outra alterno essa combinação para confundir meu adversário e utilizo estratégias como chutar com a perna do mesmo lado do ultimo soco deferido, pois assim distraio meu oponente e consigo acertar o soco direto, sem que ele perceba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s