Distribuição do peso e chutes na coxa

Eu e Leandro Gonçalves revisando técnicas (Foto: Dimmy Demolidor)

A base do lutador de Muaythai é assim, como na foto, ereta e de frente para o oponente. Nesta foto eu estava em Camaçari – Bahia, numa edição do campeonato baiano junto com Leo, revisando a distribuição do peso corporal entre as pernas e se você observar bem, tanto eu quanto Leo estamos colocando o peso do corpo na perna de frente, só que de maneira diferente.

Estou simulando uma ação de combate onde o lutador prepara-se para apoiar o peso do seu corpo sobre sua perna da frente, dobrada. Trata-se de uma adaptação na base que serve tanto para o lutador girar seu tronco, quanto para golpear com os braços, estando próximo do seu adversário.

E como Leo é um chutador nato, se você observar, ele já estava aguardando minha ação com sua perna esquerda esticada e o calcanhar da perna de trás já fora do contato com o solo. Isso é porque ele havia sido treinado para que uma vez que seu adversário pisasse no chão com firmeza, ele chutasse com a perna de trás.

Leandro deferindo um chute na altura da coxa (Foto: Dimmy Demolidor)

Essa estratégia de chutar na coxa serve tanto para enfraquecer a base como diminuir a potencia dos socos do adversário. Porque depois de receber alguns chutes duros, principalmente quando o lutador não tem o habito de fazer calejamento, fica muito difícil do oponente conseguir pisar no chão, geralmente ele sente uma dor absurda e até sente medo de tomar outro golpe no mesmo lugar.

Por conta do dano provocado pelos chutes na coxa, a musculatura do quádriceps acaba perdendo parte da sua capacidade contrátil, reduzindo o equilíbrio físico e minimizando a firmeza na pisada, que o lutador precisa para deferir socos potentes. Criando desta maneira as condições perfeitas para o atleta chutador vencer o combate como os fãs de Muaythai tradicional mais gostam; quebrando com a canela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s