Minha opinião sobre o benefício da dança para o lutador

Bruno, Paulo Bomfim, Paulo Lima, Ueslei da Capital e Tiago Phoenix

Nesta segunda-feira dia dezoito de março de dois mil e dezenove estive no município de Abrantes – Bahia, em reunião com os irmãos da organização Kabuto Fight Club. Fomos fazer uma demonstração de Muaythai na @academiawmfitness celebrando nossa parceria na realização de aulas desta modalidade, que acontecerão lá, no turno da noite.

E depois que eu encontrei os irmãos Paulo Bomfim e Ueslei da Capital, seguimos em direção a academia e fomos batendo um papo quando Paulo Bomfim dividiu conosco que fará uma apresentação de dança neste sábado dia 23/03/2019 no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas – Bahia.

Conforme ele falou sobre isso, brincamos um pouco mas aproveitei pra refletir sobre a importância da dança para o lutador de artes marciais. Lembrei de quando eu estava cursando educação física e tive a matéria atividade rítmica e dança e dos seus benefícios na minha performance. A dança sem dúvidas é um excelente exercício físico, tanto no sentido do desenvolvimento de valências como coordenação, ritimização, condicionamento físico, além de ser também uma atividade terapêutica.

Lembro do grande artista marcial Jean Claude Van Damme ter feito aulas de dança para aperfeiçoar sua habilidade na execução dos golpes e o que mais me chamou atenção sobre os benefícios no caso dele, foram no que diz respeito ao controle dos membros inferiores. Van Damme tem uma ótima resistência isométrica, isso possibilita que ele execute os golpes e coordene sua perna em diversos ângulos.

Além do controle isométrico o fator mobilidade do quadril é outro aspecto importante pois diversos tipos e ritimos de dança estimulam a mobilidade do quadril, uma região que se bem coordenada potencializa a força de diversos tipos de ataque, como socos, pontapés, chaves e até arremessos. Sendo assim, ao meu ver, a dança é uma ótima atividade complementar para o desenvolvimento técnico do lutador e caso você tenha pensado em experimentar, vá a diante! Eu mesmo já tive varias experiências boas na época da faculdade, dançando salsa com meus colegas. Velhos tempos, bons tempos. Oss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s