Pratica individual (sombra)

Tenho feito o treinamento de sombra (pratica livre), com mais constância. Esse treinamento onde sozinho, eu executo golpes e combinações serve para eu polir minha técnica. Enquanto vou praticando percebo os detalhes da execução dos golpes, as etapas do movimento que estão sincronizadas, as que não estão e assim vou ajustando os movimentos, tornando a técnica cada vez mais limpa, econômica e eficaz.

Utilizo halteres de 1kg nas mãos para me dar um pouco mais de dificuldade pra executar os golpes e pra tornar meus braços mais rápidos. Embora eu seja um lutador de 100kg, que taticamente usaria sequências de um ou dois golpes, gosto de praticar sequẽncias explosivas de três golpes e de dois mais três, com leve contra-tempo de intervalo.

Uma das técnicas que eu gosto de utilizar é o chute circular no final das combinações de mão, porque uma das reações mais comuns do adverário, após tomar socos, é caminhar para trás. E quando isso acontece ele acaba ficando na distância perfeita para eu deferir o chute circular. E tendo isso em vista eu costumo praticar chutes altos com a perna esquerda e chutes médios e baixos com a perna direita.

Entretanto, recentemente tenho me empenhado em desenvolver a técnica de alto com a perna direita. Ainda que o movimento, ao meu ver, tenha certo grau de habilidade, preciso aperfeiçoar a velocidade de execução do golpe, principalmente no retorno a posição de base. Pois a perna vai com força, mas o retorno é lento.

Não posso compara-la a esquerda, pelo fato de usar a esquerda associada ao movimento de transpassar o que multiplica sua velocidade, inclusive tenho utilizado a técnica de defesa cruzada com a perna direita para atacar o chute alto transpassando-a, assim eu costuro um golpe no outro e desenvolvo o chute alto de direita rápido.

Anúncios

Um comentário em “Pratica individual (sombra)

  1. Você levantou um ponto importante nessa prática, que é a constante auto-avaliação e o foco no desenvolvimento da técnico. Pelo que entendi nesse caso você está se movendo um pouco mais devagar, não?

    Vejo muita gente se deixar levar pela sensação de conseguir se mover muito rápido e a sombra acaba se tornando um treino aeróbico. O que não deixa de ter seu valor, mas aí o objetivo é outro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s