Como eu tenho ensinado a arte

recordação de um encontro com alunos antigos

Tenho passado mais tempo ensinando e refinando um mesmo golpe antes de ensinar outro aos meus alunos. E ao meu ver, nessa etapa, isso tem sido bom porque meu objetivo é fazer uma remersa de bons alunos. Quero que eles aprendam a técnica da forma correta e façam os golpes corretamente nos mínimos detalhes.

No Muaythai geralmente começo ensinando a postura de combate. Pra isso eu estou usando dois circulos elásticos, destes que você compra em qualquer armarinho. Um eu uso para envolver as pernas do lutador, 4 dedos acima dos seus joelhos enquanto o outro eu laço a cabeça e circundo os braços dele. Através disso ajusto a base e peço pra que o lutador caminhe, conservando sua postura.

Esse método tem me ajudado a respeitar a organização natural dos membros de cada lutador, respeitando seu biotipo e usando um instrumento que estimule sua consciência corporal. De maneira que eu pouco intervenha no processo de construção do conhecimento.

No Judô e no Jiu-jitsu eu fraciono a técnica, ensino primeiro as pegadas, o desiquilíbrio, o deslocamento do corpo e depois bato muito a finalização do golpe. Insisto em um golpe em especial e ensino o lutador a chegar naquele golpe de algumas formas. Feito isso eu passo pra uma próxima etapa onde ensino como ele chegar no golpe de outras maneiras e como fazer o mesmo golpe em outras posições e depois eu ensino variações de ataque.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s